Chuvas em Salvador: deslizamentos, travessias com lanchinhas são suspensas e Marinha emite alerta vermelho
25/11/2024
Até as 21h40, 85 ocorrências provocadas pelo mau tempo foram registradas na capital baiana. Nas últimas 48h, acumulado de chuva ultrapassou 100 mm. Chuvas fortes causam transtornos em Salvador
As chuvas fortes que atingem Salvador desde a noite de sábado (23) causaram diversos estragos na cidade, até esta segunda-feira (25). Nas últimas 48h, o acumulado de chuvas chegou a 110,6 mm, mais que a média histórica esperada para todo o mês de novembro, que é de 108,2 mm.
Segundo a Defesa Civil da capital baiana (Codesal), o alerta é para a continuidade de chuvas moderadas a fortes, com risco para alagamentos e deslizamento de terra, até quinta-feira (28). A parte mais intensa deve seguir até a terça (26), conforme previsão do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Até as 21h40, 85 ocorrências provocadas pelo mau tempo foram registradas em Salvador nesta segunda, como desabamentos e deslizamentos. Apesar do número, não há registro de mortes e feridos. Os bairros com mais casos são: Cabula (17), Liberdade (16), Pau da Lima e Cajazeiras (12).
Muro desabou no bairro da Pituba, em Salvador
TV Bahia
No bairro da Pituba, o deslizamento de terra de uma obra do Governo do Estado derrubou parte do muro de um prédio. Cerca de 10 moradores ficaram impedidos de tirar os carros do local devido ao risco de mais deslizamentos. Apesar disso, ninguém ficou ferido.
Segundo os moradores do prédio, a obra já havia causado transtornos e os responsáveis foram notificados há cerca de um mês.
Ao g1, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) informou que as obras são referentes a modernização e ampliação do Colégio Centro Estadual de Educação Profissional Carlos Corrêa de Menezes Sant'Anna. Durante as chuvas, um bueiro externo entupiu e causou o acidente. A Conder ainda afirmou que está trabalhando para a reconstrução do muro e vai implementar medidas de segurança na área.
Travessia Salvador-Mar Grande foi suspensa
Reprodução/TV Bahia
Ainda pela manhã, a Capitania dos Portos da Bahia interrompeu as travessias Salvador - Mar Grande, na Ilha de Itaparica, e Salvador - Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé, devido as condições meteorológicas. O serviço seguia suspenso atualização desta reportagem.
A Marinha ainda informou que a região está com bandeira de navegação vermelha, o que indica perigo. Por isso, não é recomendada a navegação na faixa litorânea entre Porto Seguro e Salvador, e na Baía de Todos-os-Santos.
Temporal causa deslizamentos de terra, desabamentos de muros e quedas de árvore em Salvador
Acumulados de chuva
Chuva causou transtornos em Salvador ao longo do dia
Valma Silva/g1 Bahia
Os bairros com maiores registros de chuva nas últimas 48h na capital baiana são Barra, Brotas e Rio Vermelho. Confira a lista completa abaixo:
Barra – Vila Naval (110,6 mm);
Brotas (106,4 mm);
Rio Vermelho (96,2 mm);
Nordeste Amaralina (94,8 mm);
Chapada do Rio Vermelho (94,6 mm);
Campinas de Brotas (94,2 mm);
Ondina (93,6 mm);
Engenho Velho de Brotas - Codesal (91,8 mm);
Barris (90,2 mm).
O alerta de tempo chuvoso começou na sexta-feira (22), com a possibilidade de formação de um ciclone no oceano, próximo ao estado. Mais de 90 cidades baianas entraram na lista de "chuvas intensas". Até a noite desta segunda-feira, quase 40 já tinham sido afetadas pelo temporal, conforme pontuou o Governo do Estado.
Chuvas em Salvador
TV Bahia
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻