Daniela Mercury confirma Pôr do Som em Salvador, realizado tradicionalmente em 1° de janeiro
21/12/2024
Evento vai acontecer no Farol da Barra, às 16h30, com show de abertura de Gabriel Mercury. Às 17h30, a cantora se apresenta com convidados, como Ivete Sangalo, Carlinhos Brown e Rachel Reis. Daniela Mercury confirma o projeto 'Pôr do Som' em ponto turístico de Salvador
A cantora Daniela Mercury confirmou, neste sábado (21) , que vai promover o projeto Pôr do Som, realizado tradicionalmente em 1° de janeiro. O evento vai acontecer no Farol da Barra, às 16h30, com show de abertura de Gabriel Mercury. Às 17h30, a cantora se apresenta com convidados, como Ivete Sangalo, Carlinhos Brown e Rachel Reis.
De acordo com a assessoria de comunicação de Daniela Mercury, a artista convocou jornalistas para uma coletiva de imprensa e decidiria até meio dia a realização ou não do Pôr do Som.
Durante a manhã, o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Bruno Monteiro, esteve na casa de Daniela e anunciou que o evento teria patrocínio do Governo da Bahia. O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT) , enviou o secretário da pasta para fazer o convite oficial e ligou em seguida para Daniela.
“Já estava achando que não ia acontecer. É um evento que eu fiz para a cidade de presente há 25 anos e virou calendário de Salvador e da Bahia, que é o berço da música popular brasileira. Eu prometo fazer um showzaço, o melhor de todos os anos. Eu estava agoniada demais, achando que não ia acontecer“, afirmou Daniela.
Segundo a artista, o "Pôr do Som - 25 anos" vai ser realizado no mesmo local onde nasceu: o Farol da Barra.
“Eu vou celebrar os 40 anos da Axé Music, os 75 anos do Trio Elétrico, minhas quatro décadas de carreira e esse 1/4 de século do Pôr do Som. Eu já tinha previamente conversado com alguns colegas para participarem caso fosse confirmado e muitos já toparam. Já convidei Ivete Sangalo, a Banda Mel, a Banda Didá, Carlinhos Brown, Márcia Freire, Márcio Victor, Rachel Reis e teremos mais surpresas. Eu estou muito feliz!”, celebrou a artista.
Daniela Mercury na capa do álbum 'Eu sou o Carnaval'
Reprodução da capa do álbum ao vivo 'Eu sou o Carnaval'
Retirada do nome de espaço de eventos
Após a retirada do nome de Daniela Mercury do espaço de eventos onde é realizado o Festival Virada Salvador, no bairro da Boca do Rio, a prefeitura da capital baiana decidiu que o local agora se chama "Arena O Canto da Cidade”. Apesar da alteração, está mantida a homenagem à artista, através de uma das canções de maior sucesso da carreira dela. O novo nome pode ser visto nas redes sociais da festa.
A mudança aconteceu após uma ação do Ministério Público do Estado (MP-BA), no dia 28 de dezembro de 2023, por causa de uma denúncia anônima. A orientação se deu devido à veiculação no nome Arena Daniela Mercury em peças publicitárias, o que, para o MP, fere a Lei Federal nº 6.454/1977, que proíbe a atribuição de nome de pessoa viva para a denominação de logradouros, obras, serviços e monumentos públicos.
Por meio de nota, a assessoria de imprensa de Daniela Mercury disse que a mudança de nome aconteceu em outro momento simbólico: os 25 anos do projeto Pôr do Som, realizado tradicionalmente em 1° de janeiro;
“Estou muito orgulhosa de ser inspiração na minha cidade e no meu país. O Canto da Cidade é o canto de todos nós. O Ano Novo vem com tudo. Vem com axé. Vem com 25 anos do Pôr do Som e com os 40 anos do Axé Music", afirmou Daniela.
LEIA TAMBÉM:
Prefeitura retira nome de Daniela Mercury de espaço de eventos em Salvador; entenda
Pôr do Som: show de Daniela Mercury na programação de fim de ano pode mudar de data e lugar em Salvador
Daniela Mercury soube da retirada do próprio nome de espaço de eventos em Salvador através da imprensa, diz assessoria
Através de uma publicação nas redes sociais, a artista celebrou a mudança e afirmou ter ficado emocionada com a homenagem.
"Uma homenagem que me emociona ainda mais do que quando tinha o meu nome. A criação é sempre maior do que os criadores. A arte feita na Bahia é gigante, diversa e eterna, assim como é O Canto da Cidade", disse a artista.
Festival Virada Salvador
Ana Virgínia/Secom
Ação do MP-BA
Em dezembro de 2023, o MP-BA pediu que o município retificasse o nome da arena em 24 horas. No então, a recomendação não foi atendida sob a alegação de não ter recebido o documento em tempo hábil. Na ocasião, a Secretaria de Cultura de Salvador (Secult-BA) solicitou que o processo fosse tratado fora do período festivo.
Além disso, a pasta alegou, entre outros aspectos, que a Arena Daniela Mercury não se trata de uma construção civil e seria apenas uma denominação fantasia para uma festa que acontece anualmente.
O órgão instaurou um inquérito civil para apurar o caso e, após tratativas com órgãos municipais, a Empresa Salvador Turismo (Saltur) se comprometeu, em julho deste ano, a atender a recomendação do MP e realizar as devidas correções.
Em uma audiência realizada no mês de agosto, o MP-BA determinou a mudança no nome da Arena. Porém, segundo a assessoria de Daniela, ela não foi avisada do ocorrido e só soube pela imprensa, na última semana, dois meses após a determinação do órgão estadual.
LEIA TAMBÉM:
Banqueta de luxo arremessada por Daniela Mercury em show custa mais de R$ 2 mil; cena viralizou
Daniela Mercury defende a preservação dos blocos com cordas no carnaval de Salvador: 'fazem parte da tradição'
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻